segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Os Tremendões preservando a tradição e a natureza


O bloco Os Tremendões, da Camboa, promete para o carnaval de 2014 mais um belíssimo espetáculo na passarela e nas ruas. Forte candidato ao título o bloco, dez vez campeão do carnaval ludovicense, defenderá na avenida com seus 125 componentes o tema do poeta José Raimundo Gonçalves "O Gardião da Floresta Encantada". A fantasia é assinada pelo carnavalesco Marco Antonio Pereira (Marcão) e o samba de autoria de José Raimundo Gonçalves e Maestro Nonato Silva será interpretado por Adão Camilo, Tunai Moura e Negro Jó, acompanhados pela harmonia do Maestro Nonato Silva, Kauê Veloso, Leo e Crhistiané. 

A preservação da natureza - coloca o Bloco “Os Tremendões” como guardião da floresta, mundo de sonhos e fantasia, responsável pela longevidade do nosso planeta. De forma metafórica e poética, são retratados os elementos da natureza, como mata, vento, fontes, lua, lagoa, sol, orvalho, dia, madrugada e pássaros, caminhando lado a lado com entidades criadas pelo imaginário 
popular.

Aí aparecem Iara, que é a sereia das águas doces; Boto Dourado, figura lendária dos rios ribeirinhos; Saci, negrinho de uma perna só que fuma cachimbo e usa barrete vermelho; Cavala Canga, assombração encantada; Surrupira, guardião dos animais que, de chicote na mão, expulsa os caçadores; e Oxossi, que segundo a crença popular, é uma espécie de Deus mitológico, dono e senhor das florestas, bordando de verde, a cor da esperança, o sonho de acreditar nesse mundo mágico, que é uma dádiva de Deus

E todo esse miscigênio de encantamento desemboca na alegria  carnavalesca de “Os Tremendões”, transformando a passarela num palco de lendas, tradições, histórias e fantasia.


Fundado no dia 01 de novembro de 1967, com o nome de “Os Idiotas Tremendões”, por Tolentino Nicolau do Rosário, Ivan Guimarães do Rosário, Afonso Carlos Aranha e Fernando Sérgio Ribeiro Souza, no Conjunto dos Bancários, na Av. Barão de Itapary, a eles depois somaram-se alguns foliões que fizeram parte de outras agremiações carnavalescas como “Boêmio do Ritmo”, “Pif-Paf”, “Conscientes do Ritmo”, “Mau Encarados” e “Vira Latas”, com o propósito de dar continuidade a tradição dos blocos tradicionais.


"Os Idiotas Tremendões" foi o primeiro grupo a trabalhar a inclusão de portadores de necessidades especiais por meio da cultura popular no carnaval, mas com a morte de Afonso Aranha, que foi arrastado pelas ruas por um carro, que havia enroscado em sua fantasia, interrompeu suas atividades, posteriormente retomadas pela comunidade da Camboa com o nome de "Os Tremendões".


Atualmente é reconhecido como um dos mais atuantes grupos culturais de São Luis, a Associação Recreativa Bloco Tradicional "Os Tremendões” tem relevantes serviços prestados a cultura local. E desde a sua fundação conquistou vários títulos, sendo detentor de uma notável galeria de troféus.


Entretanto o sucesso pelas conquistas dos títulos foi sem duvida a garra, determinação e humildade esboçada pelos seus componentes, tal fato representa a vontade de elevar além fronteiras esse trabalho, desempenhado com a finalidade de manter sempre viva essa tradição, ponto forte da cultura de nossa terra.










Um comentário:

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com